
Estudantes de Jornalismo promovem programação especial para marcar 75 anos da TV no Brasil
Exibição de uma produção audiovisual e uma roda de conversa celebra a trajetória da televisão brasileira
Por Maria Clara Kuboski e Kamyli Ellen Batista Gordinho
O dia 18 de setembro marca a inauguração da primeira emissora de televisão no Brasil, há 75 anos. Nesta data, próxima quinta-feira, a partir das 19h15, a Faculdade IELUSC promove um evento que pretende reunir memória, reflexão e experiência em uma noite que destaca a importância da TV na cultura do país. A programação, realizada no estúdio de TV da instituição, organizada pelos estudantes do 4º período de Jornalismo, terá início com a exibição do programa “Canal 75” e seguirá com uma roda de conversa com o jornalista Roberto Thomé.

Desenvolvido pelos estudantes na disciplina de Produção Audiovisual II, sob orientação da professora Maiara Maduro, o projeto audiovisual revisita momentos marcantes da televisão brasileira em uma produção inédita. O projeto faz um percurso pela história da televisão no Brasil, resgatando desde os tempos do preto e branco até a era digital. Além de imagens e referências, a produção incorpora elementos nostálgicos que remetem à experiência televisiva de diferentes épocas, como pipoca e um estúdio temático criando um ambiente envolvente e afetivo para o público.
A programação inclui ainda uma roda de conversa com o jornalista Roberto Thomé, que soma mais de 40 anos de carreira. Gaúcho, começou a carreira em 1977, como redator. Como repórter consolidou a carreira, passando por grandes emissoras como Globo e Record. Na longa lista de cobertura estão três Copa do Mundo e quatro Jogos Olímpicos. A presença promete enriquecer o encontro com histórias e reflexões que dialogam diretamente com a evolução da TV ao longo das décadas.

O evento é exclusivo para acadêmicos de Jornalismo.