
JEC vence o líder Blumenau e garante vaga nas quartas da Copa SC
Diante de sua torcida, o Joinville venceu o Blumenau (BEC) por 2 a 0 na noite de ontem, pela sexta e última rodada da primeira fase da Copa Santa Catarina. Com a vitória, o Coelho assegurou a segunda colocação do Grupo C e avançou para as quartas de final. Ruan e Breno anotaram os gols da partida.
Com a primeira colocação e a vaga para a próxima fase já assegurada, o Blumenau veio à Arena Joinville com um time misto, enquanto que o JEC veio com força máxima, já que ainda não estava com a vaga garantida. A primeira etapa começou agitada. Logo no primeiro minuto, o BEC teve a primeira chance do jogo. Em cruzamento de Paul Henry, a bola desviou e sobrou para Caio Mota cabecear quase que na pequena área. Porém, a cabeçada foi fraca e Bruno Pianissolla apenas encaixou.
Domínio joinvilense
Apesar dessa chance logo cedo, foi o JEC que comandou a partida e ditou o ritmo do jogo. O tricolor respondeu pouco tempo depois, aos 3 minutos. Em falha da defesa do BEC, a bola sobrou para Juliano perto da grande área, que chutou cruzado e rasteiro para uma bela defesa de João Freitas, que espalmou para a linha de fundo. O goleiro do Blumenau não teve uma noite fácil, tendo que ser acionado mais vezes ao decorrer da partida.
Aos 12 minutos, em uma jogada um pouco esquisita, o Joinville quase abriu o placar novamente. Em cobrança de falta, o goleiro do BEC se atrapalhou e espalmou para o chão. A bola sobrou para Kennedy, que cabeceou cruzado para a pequena área. Mesmo com o gol aberto, o ataque do JEC não conseguiu chegar a tempo e a bola saiu rente à trave esquerda.
Além das chances claras, quem tinha a posse de bola era o Joinville. Enquanto que o Blumenau sofria para chegar no setor ofensivo e furar a forte defesa joinvilense, a equipe da casa seguia mantendo pressão no campo de ataque adversário. Com esses fatores, não demorou muito tempo para o Coelho abrir o placar.
Após um lançamento vindo do campo de defesa, a zaga blumenauense tentou afastar, mas Kennedy chegou rápido para interceptar e saiu em velocidade pela ponta direita em direção à área. O camisa 10 cruzou rasteiro e a bola sobrou nos pés de Ruan, que chutou colocado sem chances para o goleiro.
Mesmo com o resultado necessário para garantir a classificação, o Joinville continuou pressionando, em busca de um placar mais seguro. Aos 24 minutos, após João Freitas sair de soco na bola em cobrança de escanteio, a bola sobrou nos pés de Kennedy. Mesmo com o goleiro do BEC mal posicionado, o camisa 10 do JEC chutou rasteiro para fora.
A boa postura defensiva foi mantida pelo Joinville e a equipe continuou pressionando. Em jogada trabalhada aos 36 minutos, Juliano arriscou forte de longe, mas a bola foi espalmada pelo goleiro e saiu pela lateral. Logo na sequência, o lateral foi cobrado rapidamente para dentro da área e a bola foi afastada para o alto pela defesa. Na descida, Breno chutou de primeira e, após a bola pingar na pequena área, o goleiro do BEC fez mais uma bela defesa, dessa vez afastando para a linha de fundo. Depois de tantas chances em um curto período de tempo, a primeira etapa terminou sem mais grandes oportunidades.

JEC administra a vantagem e sela a classificação
No segundo tempo, a cara da partida foi a mesma, com o Joinville tendo mais a posse de bola e o Blumenau tendo dificuldades em criar chances. Apesar disso, o jogo ficou mais físico e truncado, com muitas faltas e o juiz tendo que parar o jogo para o atendimento médico dos jogadores. Com isso, a primeira grande chance da segunda etapa veio apenas aos 13 minutos. Em roubada de bola no círculo central, Kennedy foi acionado na ponta direita e avançou em direção à área do BEC e tocou para Juliano. O camisa 7 fintou a marcação e chutou forte e rasteiro, mas a bola bateu no pé da trave esquerda.
O Joinville teve outra oportunidade de ampliar o placar pouco tempo depois, aos 19 minutos. Vinícius Popó roubou a bola perto da grande área e rapidamente ajeitou a bola para chutar colocado. O chute iria no ângulo, se não fosse por mais uma defesa de João Freitas, dessa vez de mão trocada. Já aos 24, O JEC reclamou de um pênalti não marcado. Em contra-ataque puxado por Juliano, a bola ia chegando até os pés de Popó na grande área, mas o atacante caiu após uma disputa com Eric Silva. O árbitro julgou o lance normal e o jogo seguiu em tiro de meta para o Blumenau.
Pouco tempos depois, aos 26, o JEC teve uma falta a seu favor, passando um pouco do círculo do meio campo. Na cobrança, o camisa 5 Breno arriscou o chute direto. A bola passou forte e com muita curva pelo lado da barreira em direção ao canto direito do goleiro e só parou no fundo da rede.
Após o 2 a 0, os joinvilenses apenas administraram a vantagem, tendo apenas mais uma grande chance. Aos 35 minutos, Vinícius Popó roubou mais uma bola e arriscou de longe, porém, mais uma vez o arremate parou em boa defesa de João Freitas. Com o placar assegurado, o jogo seguiu com mais trocas de passes e poucas chegadas ofensivas de ambos os lados e o juiz apitou o fim da partida.
Mata-mata e situação dos grupos
A primeira fase da Copa Santa Catarina está chegando ao fim, e alguns grupos e duelos da próxima fase já estão definidos. Com a vitória, o JEC garantiu a segunda colocação do Grupo C e agora enfrentará o Criciúma, primeiro colocado do Grupo D, nas quartas de final. Carlos Renaux e Nação, também do Grupo C, duelaram ontem, ao mesmo tempo que Joinville e BEC. A partida terminou em 1 a 1, resultado que não classificaria o Carlos Renaux mesmo em caso de derrota do Joinville.
Por outro lado, ainda não jogaram a última rodada os grupos B e D. O Blumenau espera a definição do segundo colocado do Grupo D. Ainda estão na briga pela vaga o Atlético Tubarão, Camboriú e Caravaggio. Os jogos acontecem hoje, simultaneamente, às 15h: Criciúma x Caravaggio e Atlético Tubarão x Camboriú.
Já o Grupo B, de Santa Catarina, Chapecoense, Brusque e Concórdia, será definido amanhã, com os dois duelos acontecendo às 20h: Chapecoense x Concórdia e Santa Catarina x Brusque. O Grupo A, por sua parte, já foi definido. Passaram para o mata-mata Figueirense e Marcílio Dias, em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Todos os jogos de ida das quartas de finais estão programados para acontecer já no próximo domingo, às 15h. Porém, os duelos podem ser adiados por conta do calendário nacional de alguns clubes, como é o caso de Criciúma e JEC, já que o Criciúma, no mesmo dia, enfrenta o Avaí pela série B, às 16h. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) ainda não manifestou nenhuma decisão. Independente do que seja estipulado, o jogo de ida acontecerá na Arena Joinville e a volta no Estádio Heriberto Hülse, casa do Criciúma.