Futuro sustentável marca abertura da 5° edição do CONIPE
Primeira noite do congresso une música, arte e debate sobre o compromisso com o planeta
Por Luana Alves
A primeira noite da 5ª edição do Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão (CONIPE) movimentou a Faculdade Ielusc – Unidade Saguaçu, nesta terça-feira (22) às 19h. O evento, que têm como tema central “O que você precisa saber para mudar o mundo?”, reuniu alunos, egressos, professores e outras instituições de ensino, que acompanharam uma programação marcada por arte, reflexão e engajamento social.
A abertura do evento iniciou com um momento emocionante durante a interpretação de um poema, que traz à tona a sensibilidade e a consciência sobre o papel de cada indivíduo na transformação do mundo. O Coral do IELUSC também subiu ao palco e comoveu a platéia com as canções “Planeta Água” e “Sal da Terra”.


Com painéis interativos, os participantes do congresso puderam compartilhar fotos, perguntas e até artes inspiradas na temática do evento. Estudantes artistas da Faculdade Ielusc também marcaram presença e transformaram ideias em imagens. No final do congresso será realizada uma exposição dos materiais elaborados pelos acadêmicos.
A programação de abertura contou com a palestra ministrada pela professora e pesquisadora Rosamaria Cox Moura Leite Padgett, reconhecida nacionalmente por sua atuação em sustentabilidade e educação. Com o tema “Futuro Sustentável: Caminhos para você liderar a mudança”, Rosamaria provocou a plateia a repensar hábitos e a compreender o impacto das ações cotidianas no meio ambiente e nas relações humanas.
“Não se conformem. Sejam ativistas, sejam especialistas, estudem, sejam os melhores naquilo que vocês fazem. Isso só depende do esforço de vocês”, destacou Rosamaria.

Para encerrar a noite, Luciana Marotto Homrich, coordenadora administrativa do Movimento Nacional das ODS em Santa Catarina mediou um bate-papo com Rosamaria e trouxe reflexões sobre como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem inspirar práticas concretas dentro e fora das instituições de ensino.
A primeira noite da 5° edição do CONIPE contou com a participação de Bruno e Sammia, estudantes de Fonoaudiologia responsáveis pela cerimônia de abertura e junto com música e arte o congresso abriu espaço para refletir sobre o futuro do meio ambiente.
