Jedicon estreia em Santa Catarina
Evento reúne fãs de Star Wars e celebra 10 anos do Conselho Jedi de Santa
Por João Nascimento
Joinville recebeu, no último dia 29, a primeira edição da convenção nacional de fãs de Star Wars em Santa Catarina, a Jedicon. O evento reuniu centenas de fãs da saga em uma programação voltada para cultura pop, entretenimento e convivência entre gerações de admiradores da saga. Realizada no Centro da cidade, a convenção celebrou também os 10 anos do Conselho Jedi de Santa Catarina, responsável pela organização local do evento.
Em um formato já consolidado em diversas capitais do país, desde 1999, a Jedicon é produzida de fã para fã, sem fins lucrativos, e tem como proposta aproximar o público do universo construído pelo cineasta George Lucas. Em Joinville, o encontro trouxe à cidade painéis, oficinas, espaços de fotografia, atividades para crianças, concursos de cosplay e estandes com colecionáveis e produtos temáticos. Um dos organizadores, Pedro Paulo, 40, destaca: “O primeiro fã-clube é o Conselho Jedi do Rio de Janeiro. Nós somos um grupo de fãs reconhecidos pela Lucasfilm, que conhece nosso trabalho e nos acompanha de perto“. A iniciativa transformou o espaço do evento em um ponto de encontro para novos padawans, veteranos e curiosos que tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva.
A venda de ingressos foi estruturada em três modalidades, sendo inteira, meia e solidária, permitindo a participação de diferentes públicos. A categoria solidária combinou a entrada com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será encaminhado a instituições assistenciais do município, ampliando o caráter social do evento. Crianças de até cinco anos puderam entrar gratuitamente, desde que acompanhadas por um responsável maior de 18 anos, reforçando a proposta de tornar a convenção acessível às famílias.
Além das atrações visuais e da presença marcante dos cosplayers, o público acompanhou bate-papos sobre o universo da saga e o impacto cultural de Star Wars ao longo das décadas. Thiers Klimczuk, 33, afirma que nunca havia participado de um evento de Star Wars, mas que com este evento e possíveis outros em cidades próximas, ele sente-se motivado para talvez começar com cosplays. Para o Conselho Jedi, a realização da primeira Jedicon no estado representa o resultado de uma construção feita junto à comunidade de fãs ao longo de dez anos.
Com boa recepção do público e grande circulação ao longo do dia, a Jedicon 2025 se encerrou com expectativa positiva da organização. A tendência, segundo os membros do Conselho Jedi, é que Santa Catarina passe a integrar de forma definitiva o circuito nacional da convenção, abrindo espaço para novas edições e para o fortalecimento da cena geek no estado.

Imersão com cosplayers
A Jedicon 2025 ganhou cores, sons e movimento com a forte presença dos cosplayers que circularam pelo evento caracterizados como jedi, sith, pilotos, mercenários e outras figuras marcantes da franquia. Desde o inicio, o público pôde fotografá-los, acompanhar intervenções cênicas e testemunhar duelos simbólicos que reforçaram o clima de imersão dentro do pavilhão.
Para muitos participantes, vestir o personagem favorito vai além da homenagem, é uma forma de participar ativamente da história e manter viva a cultura de Star Wars dentro do fandom. A interação constante com os visitantes presentes ajudou a aproximar ainda mais o público do universo retratado pelos filmes, séries, livros e histórias em quadrinhos.
A presença dos cosplayers também teve impacto direto entre os visitantes mais jovens, que acompanharam as apresentações com entusiasmo e curiosidade. Além de inspirar novos fãs, o grupo reforçou o espírito comunitário da convenção, que se apoia na colaboração e na criatividade dos envolvidos.
Em Santa Catarina, a participação expressiva desse público mostrou que o cosplay já ultrapassou o papel de atração complementar, se tornando peça central na vivência dos fãs, refletindo uma cena criativa local que se fortalece e se profissionaliza a cada evento.
O esforço dedicado aos trajes, maquiagens e performances feita por eles, elevou o padrão da Jedicon 2025, transformando-a em uma celebração vibrante e memorável da saga Star Wars.

