Jornalismo e humor podem andar juntos
O programa “Greg News” foi objeto de estudo da monografia do acadêmico Nathan Farias, orientado pela professora Lívia Vieira. O trabalho abordou o humor como ferramenta jornalística. A banca avaliadora foi composta pelas professoras Beatriz Cavenaghi e Kérley Winques.
Segundo Nathan, o tema foi escolhido com o objetivo de responder à pergunta: “humor no jornalismo dá certo?”, por isso decidiu analisar o programa apresentado por Gregório Duvivier como referência a novas formas de criar conteúdo e informar. O estudante abordou conceitos como o infotenimento (junção de informação e entretenimento), além de falar sobre o telejornalismo em transformação. Ele relacionou jornalismo e humor e trouxe questionamentos sobre como os dois devem andar juntos.
No decorrer do trabalho, Nathan analisou os cinco episódios mais assistidos do programa no Youtube. Todos tratam de temas polêmicos, como declarações do então candidato à presidência Jair Bolsonaro, direitos humanos e o regime militar no Brasil.
A professora Kérley elogiou a apresentação de Nathan. Ela também sugeriu que ele aprofunde mais a parte sobre jornalismo político. Beatriz parabenizou o acadêmico pela escolha do tema e pelo questionamento que motivou a pesquisa. A professora de telejornalismo também fez algumas críticas quanto à estrutura do texto. Nathan foi aprovado na banca com nota 9,5.