Acessos da comunicação: egressos do IELUSC destacam trajetórias de sucesso e desafios superados na primeira noite de SIC
Por: Camila Vieira e Milena Natali
Uma reunião repleta de conhecimentos e lembranças marcou a noite desta terça-feira, 19, na Faculdade Ielusc. A primeira noite da Semana Integrada de Comunicação (SIC) contou com palestras focadas nos acessos proporcionados pelos cursos de comunicação da instituição, quando os egressos de diversas gerações se reuniram para compartilhar suas histórias de sucesso, desafios superados e lições aprendidas durante sua formação e vida profissional.
O encontro, que aconteceu no auditório principal da unidade Centro da instituição, e foi apresentado com muito vigor e maestria pela caloura do curso de Jornalismo Anna Cristina Senem Bibow, teve forte presença feminina e reuniu ex-estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, proporcionando uma visão abrangente das realizações e experiências após a conclusão da faculdade. Foi uma oportunidade única para atuais estudantes e membros do corpo docente se inspirarem com os testemunhos de quem já trilhou o caminho acadêmico e agora se destaca em suas respectivas áreas de atuação.
O evento começou com o depoimento de Josane Muriel da turma de 2003 de Publicidade e Propaganda. Ela contou como a comunicação abriu diversos caminhos para que ela encontrasse sua paixão pela moda até se tornar atual gerente de Conteúdo na WMcCann. Josane também comenta a importância de olhar para dentro e seus próprios desejos durante o caminho da sua carreira. Beto Lima repórter da rádio CBN, Daniel Weterman, do Estadão Brasília e Felipe Venturi da NSC Joinville, deram continuidade a noite de conversas com apresentações descontraídas, sobre como estar abertos a novas oportunidades e se manter curioso e em movimento, pode levar sua carreira a níveis inimagináveis.
A presença feminina na primeira noite da SIC foi memorável, com Drika Evarini, repórter da NDTV Joinville compartilhando como é ser uma jornalista apaixonada por esporte no cenário de Joinville, um espaço majoritariamente masculino. Assim como Luciana Nunes, diretora comercial e de marketing da Víqua, empresa da área de materiais de construção que ressaltou a importância de confiar no seu trabalho como mulher e profissional, e construir uma carreira.
A noite também teve participantes que estão morando e trabalhando no exterior. Eliza Hostin-Silva, falou de Bristol na Inglaterra onde atualmente atua como professora na faculdade de Princeton. Ariane Pereira, atualmente morando em Detroit, compartilhou sua experiência na área de comunicação interna em empresas multinacionais. Juliana Priester, que atua como Marketing Manager em Vancouver, no Canadá, também comentou que “o diploma é nosso passaporte”, mostrando como a formação desbloqueou diversos destinos para a sua carreira.
A primeira noite da SIC terminou com Tatiane Sabatke, gerente de Comunicação da Prefeitura de Joinville, falando sobre suas experiências no telejornalismo local e como sua formação no IELUSC a ajudou a adquirir experiência para sua vida profissional, Tatiane encerrou sua apresentação citando a célebre frase de Gabriel Garci:
“Porque o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e humanizar mediante a confrontação descarnada com a realidade. Quem não sofreu essa servidão que se alimenta dos imprevistos da vida, não pode imaginá-la. Quem não viveu a palpitação sobrenatural da notícia, o orgasmo do furo, a demolição moral do fracasso, não pode sequer conceber o que são. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, cuja obra termina depois de cada notícia, como se fora para sempre, mas que não concede um instante de paz enquanto não torna a começar com mais ardor do que nunca no minuto seguinte”.
O evento foi marcado ainda por muita risada com a batalha de rimas que lembrou a possível disputa entre os cursos de jornalismo e publicidade e propaganda com Isabela Peixer e Kv. Ao final, após o momento reservado para perguntas da plateia, a coordenadora do curso de Jornalismo, Marília Crispi, finalizou a noite com agradecimentos e apresentando a nova marca dos cursos de comunicação que comemora 25 anos de fundação.
Programação da SIC 2023
Quarta-feira, 20, 19h | Palestra “Projetos culturais em comunicação: dê vida às suas ideias” com a jornalista e produtora cultural focada no financiamento de projetos criativos, Vanessa Bencz
Quinta-feira, 21, 19h | “Conexão Soma”, uma noite para possibilitar novas interações e relacionamentos.