Saúde em Cena capacita voluntários
Levar orientações sobre saúde a pessoas idosas que moram em ancionatos e, mais do que isso, transformar essas oportunidades em encontros divertidos e prazerosos. Esse é o desafio abraçado pelo grupo de voluntários que compõe o Saúde em Cena, novo projeto de extensão da Faculdade Ielusc. A ação envolve os cursos de Enfermagem, Educação Física (bacharelado), Fonoaudiologia e Nutrição. A primeira etapa é de capacitação cênica, com o professor, ator e diretor teatral Robson Benta.
Aos sábados, os voluntários – cerca de 30 acadêmicos, além de alguns professores – participam da capacitação na sala de dança da unidade Saguaçu. Das 8 horas ao meio-dia, eles aprendem técnicas de improvisação, fazem exercícios vocais e corporais. Hoje (sábado), no penúltimo encontro da série, foi dia de vestir figurinos teatrais e incorporar personagens. Desse modo, além de aprimorar a capacidade de aproximação e de comunicação, os voluntários também passam por um processo de autodescobrimento de suas potencialidades e de treinamento de empatia, colocando-se no lugar do outro.
A professora Solange Abrocesi (Enfermagem) e o professor Antônio Vinícius Soares, que leciona nos cursos da área da Saúde da Faculdade Ielusc, coordenam o projeto. A partir de agosto, a equipe começa as visitas ao Ancionato Bethesda. “Queremos trabalhar de forma lúdica com os idosos para que discutir saúde seja algo prazeroso para eles”, explica Solange.
A expectativa do grupo é de que o projeto possa se tornar, no futuro, um programa permanente de atendimento à comunidade, como outros que a Faculdade Ielusc já mantém.
1 Comment
Super importante é necessária a interação do profissional de saúde com a comunidade em que vive.