Ancianato Bethesda recebe projeto Saúde em Cena
Estudantes dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia e Psicologia da Faculdade Ielusc estiveram no Ancianato Bethesda, na última quarta-feira. A atividade faz parte do projeto Saúde em Cena, que tem por objetivo levar orientações sobre saúde às pessoas idosas, por meio de apresentações lúdicas e teatrais. Os estudantes conversaram com os residentes, a fim de colher histórias de vida que serão usadas no projeto.
Como preparação para o projeto, os estudantes, que participam voluntariamente do Saúde em Cena, participaram por dois meses de um curso de teatro, realizado aos sábados, com o professor Robson Benta. “Vai ser um espaço para a gente fazer uma atividade de teatro com vocês e depois montar uma peça, uma cena curta, um exercício com a poesia, para a gente trabalhar a memória, trabalhar o nosso corpo”, explicou o professor. “Cabe tudo dentro do teatro.”
A professora Solange Abrocesi (Enfermagem) e o professor Antônio Vinícius Soares, que leciona nos cursos da área da Saúde da Faculdade Ielusc, coordenam o projeto.
“A ideia é trabalhar a promoção da saúde do idoso que está no ancianato”, afirma Rosilda Veríssimo, professora de Enfermagem do Ielusc. “Reviver as histórias deles a partir da ótica dos atores para que eles possam ressignificar as suas emoções”, acrescenta. A professora observa que, na Grécia Antiga, o espectador também se identificava com as emoções representadas no teatro para lidar com os próprios problemas.
As atividades do Saúde em Cena no Ancianato Bethesda ocorrem uma vez por mês, até junho de 2020, com exceção do mês de janeiro. A cada mês, o grupo aborda um tema diferente sobre saúde.