Sonho do hexa chega ao fim
Seleção brasileira perde para Croácia nos pênaltis e cai nas quartas de final da Copa do Mundo
A sexta-feira do brasileiro não foi de alegria no futebol. Pela segunda vez seguida, a seleção brasileira caiu nas quartas de final da Copa do Mundo 2022, aumentando o jejum de títulos mundiais. Há vinte anos o Brasil não consegue superar uma equipe europeia em mata-matas do mundial. A última vez foi na final de 2002, quando venceu a Alemanha.
A partida não foi definida em tempo regulamentar. Ficou 0 a 0 nos noventa minutos. Na prorrogação, o Brasil conseguiu abrir o placar com um gol de Neymar, mas a seleção croata empatou com três minutos para o desfecho do jogo. O gol croata foi de Petkovic, que chutou dentro da área a bola cruzada por Orsic. O disparo raspou na perna de Marquinhos, deslocando o goleiro Alisson Becker da trajetória da bola. A vitória que parecia certa escorreu por entre os dedos dos brasileiros.
Depois disso, a decisão foi para os pênaltis. Rodrygo errou a primeira cobrança e Marquinhos, a quarta. A equipe croata acertou todas. O placar terminou em 4 a 2, tornando-se histórico para a Croácia, que nunca havia ganhado da seleção brasileira em Copas do Mundo. Mais uma vez, como nas quatro edições anteriores (2006, 2010, 2014 e 2018), o Brasil é derrotado por uma seleção europeia e adia o sonho do hexacampeonato. Após a desclassificação, o técnico Tite confirmou em coletiva de imprensa a saída dele da confederação: “derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo”.
Conforme as estatísticas da partida, o Brasil criou mais que o dobro das chances da Croácia. Foram 21 oportunidades brasileiras, sendo 9 chutes em direção ao gol, contra 9 oportunidades croatas, apenas uma em direção à marca (aquela que levou o jogo para os pênaltis). Em posse de bola, a partida foi equilibrada. A seleção croata teve 51% do domínio e a brasileira, 49%.
O jogador eleito como craque da partida foi o goleiro croata Livakovic, que fez 11 defesas em 120 minutos e agarrou o primeiro pênalti, cobrado por Rodrygo. Livakovic tem 27 anos e atua no Dínamo de Zagreb, da Croácia. Ele já tinha se destacado na partida contra o Japão, defendendo três pênaltis e garantindo a classificação para as quartas de final contra o Brasil. Na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, ele ficou no banco de reservas.
Retrospecto de Brasil X Croácia
O histórico de encontros entre as duas equipes favorecia a seleção brasileira. Foram duas partidas disputadas em mundiais. Em ambas o Brasil levou a melhor. Houve também três jogos amistosos. Dois terminaram em empate e um com vitória para os brasileiros. Nas quartas de final da Copa do Mundo 2022, na última sexta-feira, a Croácia superou o Brasil pela primeira vez na história.
- Brasil 1×1 Croácia – 22/5/1996 – Amistoso;
- Croácia 1×1 Brasil – 17/8/2005 – Amistoso;
- Brasil 1×0 Croácia – 13/6/2006 – Copa do Mundo (1ª rodada);
- Brasil 3×1 Croácia – 12/6/2014 – Copa do Mundo (1ª rodada);
- Brasil 2×0 Croácia – 3/6/2018 – Amistoso.
Diante deste retrospecto, muita gente apostava na vitória brasileira. De acordo com o portal InfoMoney, as odds de três casas de apostas observadas apontavam 69% de probabilidade de vitória para a seleção brasileira, 20% de empate e prorrogação e 11% de vitória croata.
Quer receber mais notícias e conteúdos sobre a Copa do Mundo 2022 no Catar? Acompanhe-nos em suas redes sociais!