Três projetos audiovisuais de jornalismo recebem nota máxima em noites de banca
Na última quarta-feira (03), a acadêmica de Jornalismo Bárbara Adriana Siementkowski apresentou seu Projeto Experimental, o documentário “Neste palco vemos cores”. O filme tem duração de 33 minutos e traz a reflexão sobre o fazer artístico na cidade de Joinville, Santa Catarina. De acordo com a descrição do documentário, conhecida como a cidade com vocação para indústria, Joinville também semeia artistas locais que buscam espaço para criar arte underground, independente, autoral e colorir a cidade da chuva.
As professoras Patrícia Villar e Bárbara Elice de Jesus compuseram a banca avaliadora. Ambas elogiaram o trabalho da acadêmica pela qualidade técnica e pela reflexão que o projeto proporciona. A professora Patrícia comentou que sentiu que a realidade do fazer artístico em Joinville foi retratada no filme. Como sugestão, sugeriu fazer um Instagram próprio para o projeto e colocar trechos das falas do documentário como forma de divulgação.
A estudante foi aprovada com nota máxima. A orientação do trabalho foi da professora Maiara Maduro.
Na noite de ontem (04), dois Projetos experimentais foram apresentados. A acadêmica Maíza Silva Carvalho Pereira elaborou a websérie “Mãe Real”, uma série de quatro vídeos, sendo três deles entrevistas com uma mãe adolescente, uma mãe atípica e uma mãe adotiva. O trabalho foi orientado pela professora Maiara Maduro, e a banca avaliativa foi composta pela professora Anna Carvalho e pela Sabrina Aguiar, jornalista egressa da Faculdade Ielusc e apresentadora do Balanço Geral, da ND TV.
A apresentação foi marcada pela emoção. A egressa enfatizou que o “projeto é infinito”, ou seja, que não tem data e também pode abranger diferentes públicos, mães e mulheres que se interessam pela temática. Sabrina se emocionou ao falar que ela se identificou com as falas das mães e que ela também se tornou mãe em dois momentos diferentes. A professora Anna elogiou a qualidade técnica dos vídeos, a escolha do local, do dia de gravação e também da leveza que mesmo sendo uma temática mais dura, os vídeos são leves. O projeto foi aprovado com nota 10.
Os alunos Niro José de Souza e Vinicius Toffoli apresentaram um projeto sobre esporte e inclusão. A série de três reportagens audiovisuais “Gol sem som”, abordou a falta de acessibilidade para surdos em transmissões de futebol.
A professora Bárbara Elice de Jesus e o repórter da NSC TV Joinville, André Pereira, participaram da banca e elogiaram o trabalho da dupla, principalmente pelo caráter educativo e social. A professora destacou o profissionalismo e a ética utilizada na produção das reportagens. André destacou aspectos da produção, como a insistência para conseguir a entrevista com a fonte principal. O repórter também evidenciou a relevância da temática. O projeto foi orientado pela professora Maiara Maduro e também foi aprovado com nota máxima.
A professora Maiara Maduro, que orientou os três projetos, destaca a relevância de cada projeto. “Cada aluno trabalhou com a temática que mais tem afinidade e todos eles conseguiram alcançar ótimos resultados. Não se trata apenas de entregar um produto de qualidade, mas de desenvolver habilidades ao longo da execução e, também, de propor uma reflexão social com o projeto. Este é o momento de devolver para a sociedade o conhecimento adquirido em sala de aula por meio de projetos que façam a diferença.”