Última noite de apresentações encerra com notas máximas
A estudante Luiza Helena da Rocha apresentou seu Projeto Experimental, na última sexta-feira (05). O projeto “Música tem cor? A influencia da Industria Cultural na divulgação da musica brasileira” busca trazer uma reflexão sobre o processo de embranquecimento dos gêneros musicais originalmente negros e sua transformação ao longo do tempo. “Por meio de 12 vídeos curtos e informativos no TikTok, eu abordei como a música, muitas vezes, reflete as dinâmicas de poder, privilégio e dominação presentes na sociedade”, explica a acadêmica. Os vídeos pontuaram diversos aspectos do embranquecimento musical, desde a origem do samba até a comercialização do funk carioca e do hip hop no Brasil. “Essas expressões musicais serviram e ainda servem como ferramentas de resistência e voz para as comunidades marginalizadas”, destaca Luiza.
As professoras Anna Carvalho e Bárbara Elice de Jesus compuseram a banca avaliadora. A professora Bárbara comenta que o projeto da aluna tem uma pesquisa muito forte, não é um mero jornalismo de informação de fatos, mas há uma projeção no caminho de pesquisa científica. Também, enfatizou que o roteiro estava muito bom, pois conseguiu traduzir uma abordagem das teorias raciais para o Tiktok, foi bem estratégica.
A professora Anna também destacou a escolha do cenário, do roteiro e dos efeitos visuais. Ela comentou o fato do relatório falar muito sobre o TikTok em si, o que foi justificado pela aluna e pelo professor e orientador, Sandro Galarça, justamente por ter sido o primeiro projeto experimental da instituição totalmente no formato da plataforma – e que pode servir de exemplo/pesquisa para outros projetos futuros. A estudante foi aprovada com nota máxima.
Ainda na sexta-feira, a acadêmica Malu da Silva apresentou seu Projeto Experimental: Sons do Leste Asiático do Brasil. O produto foi um podcast em formato de reportagem, que contou com duas entrevistas sobre a dificuldade de inserção dos filmes leste-asiáticos em nosso país. A banca avaliadora foi composta pelos professores Maurício Melim e Anna Carvalho, ambos destacaram a importância do tema e como é pouco falado. Ademais, comentaram sobre as trilhas serem de filmes do leste-asiatico e deixarem o ouvinte mais inserido no que a aluna estava falando durante o podcast. O projeto foi orientado pela professora Bárbara Elice de Jesus e recebeu nota 10.