Grupo de dança da Escola Pedro Ivo se prepara para o Festival de 2024
O grupo de dança da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, localizada no bairro Costa e Silva, inicia seus preparativos em torno de um ano antes da competição. São meses de decisões e ensaios antes de disputar no Festival de Dança de Joinville pela categoria “Danças Populares Brasileiras”.
O Grupo de Dança Pedro Ivo foi fundado em 2002, com o programa Dança na Escola, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. Porém, fez sua estreia no Festival de Dança somente em 2005. O grupo, comandado pela professora Elisiane Wiggers, é formado por alunos da rede pública de Joinville, de 12 a 16 anos.
Anos de história e títulos contribuem para a imagem da Escola Pedro Ivo Campos. “Com certeza o grupo influencia em como o colégio é visto pela comunidade, põem a escola em destaque”, comenta a diretora Deisemara Sebold. Ao total, são dez títulos de 1º lugar em Danças Populares Brasileiras, o primeiro foi conquistado em 2008.
Os preparativos começam no mês de setembro, com a seletiva de novos integrantes para o grupo. Os figurinos e a coreografia também são definidos neste período, por meio de pesquisas realizadas pela professora Elisiane, que então decide as cores e os trajes.
Para o festival deste ano, o tema escolhido foi: O Guerreiro. Esse folguedo é uma manifestação cultural alagoana que tem como objetivo anunciar a chegada do Messias, o menino Jesus. Um verdadeiro espetáculo de cores e figurinos, retratando a riqueza cultural do estado.
Os figurinos são feitos pela professora e pelos pais dos alunos. Os croquis são desenhados pela professora e a produção do figurino fica por conta de uma costureira. Já os adereços de cabeça são feitos pelas mãos dos pais dos alunos que se voluntariam.
Para Elisiane, as expectativas são boas, visto que estão se dedicando bastante na confecção. “Acredito que o resultado será ótimo, esperamos encantar a plateia como sempre encantamos”, conta a professora, que este ano contratou um produtor musical para produzir uma obra dedicada à coreografia e ao tema escolhido.
Ana Julia Cuban, 14 anos, está no seu terceiro ano participando do grupo e acredita que conseguiram evoluir na coletividade com a ajuda da professora. A bailarina compartilha que este ano está mais nervosa, por não ter alunos mais velhos, como era de costume nos anos anteriores.
Já Melissa Gol Lemos, nunca dançou no Festival de Joinville e entrou este ano em busca da experiência que o Grupo de Dança Pedro Ivo proporciona aos dançarinos. Apesar da rotina de ensaios puxada, principalmente perto da competição, ambas as alunas afirmam que todo esforço vale a pena.
Programação do Grupo de Dança Pedro Ivo:
15/07 – Feira da Sapatilha, 11h;
16/07 – Mostra Competitiva, 19h;
17/07 – Feira da Sapatilha, 17h;
18/07 – Shopping Mueller, 16h;
19/07 – Praça Nereu Ramos, 10h30;
20/07 – Feira da Sapatilha, 13h;
20/07 – Dance Parade Avenida, 15h;
21/07 – Shopping Mueller, 16h;
22/07 – Feira da Sapatilha, 18h;
23/07 – Shopping Garten, 11h;
24/07 – Feira da Sapatilha (palco externo), 11h;
25/07 – Shopping Garten, 15h.