Evento de comunicação vai debater crise climática; confira a programação completa da SIC 2024
A Semana Integrada de Comunicação, que acontece na próxima semana, de 24 a 26 de setembro, irá reunir acadêmicos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Faculdade IELUSC, no anfiteatro do campus Centro. A abertura, na terça-feira, contará com um painel sobre crise climática. A programação contará ainda com um talk show com jornalistas e publicitários, na quarta-feira, e com a 1ª Mostra Audiovisual, na quinta-feira.
O painel Crise Climática terá a participação de Carolina Gonçalves Mota, diretora jurídica e de mobilização do Coletivo Joinville Lixo Zero; Myrian Regina Del Vecchio de Lima, doutora em meio ambiente e professora na Universidade Federal do Paraná e Naira Hofmeister, jornalista investigativa. A mediação ficará a cargo da jornalista e doutora em Ciências Sociais Geórgia Santos.
Na segunda noite, o Talk Show Junto e Misturado será comandado pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Vinícios Neves. As publicitárias Djessica Grosch Dums e Larissa Teixeira irão dividir o palco com os jornalistas Lucas Balduino e Kevin Eduardo da Silva. O bate papo pretende aproximar as áreas de jornalismo e publicidade, destacando a importância do trabalho colaborativo no mercado. Neves afirma que o debate pretende desconstruir o preconceito que ainda possa existir sobre a proximidade entre essas duas profissões.
“O público pode esperar uma desconstrução de qualquer preconceito que exista ainda sobre o trabalho do jornalista e do publicitário ser coletivo, colaborativo e compartilhado. A gente trabalha junto no mercado. Não há separação mais como se tinha antigamente, se é que se tinha. Hoje a comunicação é única e os publicitários e os jornalistas trabalham juntos, inevitavelmente. O nosso ponto de partida do debate é esse, a realidade dessa galera aí que tá atuando e que pode nos trazer algo legal pra desconstruir algum tipo de preconceito que ainda existe.”
A terceira e última noite da SIC tem como objetivo valorizar as produções audiovisuais dos acadêmicos dos cursos de comunicação. Na 1ª Mostra Audiovisual serão exibidas 15 produções, entre elas trechos de documentários, curtas metragens, série de reportagens, comerciais e campanhas publicitárias. Logo depois, uma roda de conversa com alguns produtores pretende destacar os desafios e aprendizados das produções.