Acadêmica traz visão crítica à desvalorização do futebol feminino para apresentação de banca
Por Emilly Huida
Comunicação e futebol feminino: periodicidade, formatos e propósitos de tweets de clubes brasileiros em 2020 foi o tema escolhido pela acadêmica Mariane Machado para seu trabalho de conclusão de curso. Ele foi orientado pelo professor Matheus Simões e as avaliadoras da banca foram as professoras Marília Crispi e Kérley Winques.
Mariane sempre foi muito ligada ao jornalismo esportivo e viu a necessidade de falar mais sobre as modalidades de esporte feminino, principalmente o futebol. Ela analisou as páginas de twitters de 8 clubes brasileiros e trouxe diversos exemplos e gráficos para mostrar como os clubes não dão a devida atenção e valorização ao produto em potencial que é o futebol feminino. Mariane também conclui que o jornalismo sozinho não consegue aproximar tanto a torcida dos times e que é preciso de um auxílio e maior atenção dos clubes para que o crescimento do futebol feminino venha a ser uma realidade próxima.
Kérley Winques elogiou a boa escrita e explicação de Mariane e como é importante trazer diversas diferenças de opiniões e trazer um tratamento crítico para o tema escolhido de pesquisa. Marília enfatiza a ótima introdução da aluna e sua forma clara e objetiva de falar.
Mariane Machado foi aprovada com muitos elogios e nota 10